segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Corrida, saúde & cigarro!

Muitas pessoas tem criticado a corrida Fila Night Run, São Paulo, do último sábado. Reclamações desde a retirada lenta dos kits até som alto, muita gente caminhando, falta de espaço pra sprint final e pessoas que não respeitam a largada segundo o ritmo.
Mas uma coisa que eu observei, que ninguém comentou, foi a quantidade de pessoas fumando antes e depois da prova, perto de outros corredores, sem nenhum pudor.
Não quero julgar ninguém, nem questionar direitos e deveres, mas fumar em um evento de corrida, não é muito paradoxal? Fiquei bem incomodada com isso. Será utopia imaginar que todos os que se inscreveram nessa prova pensam na corrida como algo relacionado à saúde? Ou teria mais a ver com status?

3 comentários:

llklkl disse...

Graças a D-us eu não me recordo de ter respirado essa fumaça horrível, se no meio da prova isso tivesse ocorrido comigo eu teria xingado e muito..as vezes no parque qd isso ocorre eu já nao me contenho e xingo...

mas é lamentável...

Bjs
Richard
runningbrazil.blogspot.com

bibarusso disse...

Não tinha pensado nisso. Corro há muito tempo, antes da corrida virar essa histeria toda. Tem um monte de gente achando que correr 10 km e fácil e quebrando no caminho. Agora, esses que voce viu fumando, com certeza vão te parar de fumar, ou de correr, impossível fazer as duas coisas juntas por muito tempo. Cá entre nós, quando eu comecei a correr há 14 anos, eu fumava. E correr me fez parar, hj com 59 anos levo uma vida super saudável, graças a ela.

Antonio C R Colucci disse...

Ju,
só vi agora no twitter seu questionamento.
Eu fumei quase 20 anos. E quando comecei a correr, eu fumava muito, corria uma 1/2 maratona depois de fumar dois cigarros e quando acabava ia fumar de novo.
A maioria dos meus amigos corredores nunca nem souberam que eu fumava e quando descobriam não acreditavam.
Esse problema da corrida da Fila é uma questão de EDUCAÇÃO mesmo, fumantes sem noção no lugar ERRADO.
Eu só parei de fumar quando minha esposa ficou gravida, em respeito a ela e ao meu Filho que não merece um mau exemplo. Da mesma forma que sempre evitei fumar em locais pouco apropriados e perto de crianças.
É Isso! Ficou longo, mas é realmente uma questão de EDUCAÇÃO e BOM SENSO!
Bjs

#Twittersrun
Antonio Colucci