quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Minha vida, a corrida e o magricelo


Estava relembrando o que a corrida significou para mim nesses 27 anos.

Na minha infância, nunca sonhei em ser atleta. Sonhei em ser astronauta, desenhista e neurocirurgiã. Não me dei muito bem com esporte. Quebrei dedo jogando handball, "abri pulso" com o vôlei, machuquei o joelho com basquete, fui afogada pelo professor de natação (de verdade!)! Até tentei futebol, mas desisti! Gostava de andar de bicicleta, e olhe lá!

Na minha adolescência, o pior da aula de educação física, para mim, era a avaliação chata, que consistia em correr por uns 50 minutos em volta da quadra. Além de ser chato o percurso, era um menino chato que contava as voltas! Eita idade chata!!!

Mas nessas duas fases, me lembro muito bem de um cara magricelo* e cabeludo que passava correndo e gritando "U-huu!" na rua do meu prédio, e desde os 5 anos, quando o via, corria atrás (pela grade do prédio) e gritava de volta! E era o maior barato!!!

Depois disso, o esporte continuou fora da minha vida. Vida oficialmente sedentária! Fiz um pouco de natação de novo, mas parei. Fiz yoga, e parei. Fiz academia, e sumi (de corpo e da academia!). Mas o cara magricelo sempre aparecia nas redondezas, e eu, quando podia, fazia o "U-huuu!" pra ele.

Em uma Copa (lembrem-se, o esporte não fazia parte da minha vida, por isso, não pergunte datas!), acompanhei alguns jogos do Brasil. E nosso time ganhou contra a Alemanha! Fomos para a av. Paulista comemorar. E quem estava lá com a camiseta da Alemanha? O magricelo cabeludo!

Casei, mudei de bairro, de trabalho, e o magricelo cabeludo continua aparecendo nas ruas por onde passo!

E há 22 anos, aproximadamente, a corrida passa por mim, e só nesse ano que ela parou (e pra ficar), mas não foi por esse magricelo,foi por outro, um magricelo careca, meu marido!

*Magricelo e cabeludo: Ultramaratonista Roberto Losada Pratti, famoso corredor das ruas de São Paulo. (Agradecimentos ao Anderson Zacarias que me passou o nome da figura!)

Um comentário:

Kelly Macedo disse...

Adorei o texto Ju. Me lembrei da minha época de escola. A última a ser escolhida p/ os times...rs

Bjs