segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paixão x Profissão

Estou passando por uma fase de transição da profissão para a paixão. Essas duas palavras sempre se relacionaram na minha cabeça, mas ainda não tinham feito o mesmo na vida prática. Gosto do que faço, mas é um gostar racional, se é que isso é possível! Faço com excelência, com conhecimento, com estudo, mas isso não me satisfaz.

Considero a idade de 17 anos um tanto precoce para se decidir a profissão que regerá boas horas da sua vida. Mas, talvez por falta de outra alternativa, aos 17 anos, foi o que fiz. Decidi uma profissão que regeu os 10 anos seguintes da minha existiência. Fiz pós graduação, trabalhei na área e estou cursando atualmente o mestrado. Mas constantemente me pergunto onde está a paixão.

Segundo o dicionário Aurélio, profissão significa emprego; trabalho; ofício, e um dos significados de paixão, de acordo com a mesma fonte, é "estar apto para". Portanto, minha profissão é fisioterapeuta e assistente financeira. E a minha paixão, estou descobrindo com mais maturidade somente agora, à beira dos 28 anos!

Sempre tive paixão por escrever e paixão por música. Escrevo poemas e textos diversos desde muito nova. Inclusive, acho que lá pelos 7 anos de idade, escrevi um livro! Depois na adolescência, em uma fase mais melancólica, regada a Fernando Pessoa e Cecília Meireles, montei um livro com todos os meus poemas para presentear uma amiga.

Então, por que escolhi me graduar em fisioterapia? É certo que também passei boa parte da infância fazendo fisioterapia, mas era tão chato que não sei se serviu de incentivo. Apesar de não ter idéia do que me motivou, não me arrependo totalmente de ter feito essa faculdade pois lá ingressei no mundo da pesquisa científica, onde aprendi muito sobre bastante coisa da vida!

Nada relacionado ao estudo considero como perda. Vou finalizar meu mestrado com muito afinco. Vou iniciar a faculdade de jornalismo como "mestre em ciências da saúde" e com um bebê recém nascido! Vai ser difícil, vai exigir muito esforço meu, do meu marido e talvez de algumas pessoas ao nosso redor. Mas se estou apta, ou seja, tenho paixão para ser jornalista, não quero continuar a vida apenas com o ofício de fisioterapeuta.

3 comentários:

Di disse...

Puxa, Ju, gostei muito do seu post!
Muito esclarecedor e e tambem bastante inspirador!

Queila disse...

Oi Jú,
Eu fiz também uma faculdade que gostava, gosto ainda dessa área, mas paixão mesmo eu já encontrei, se bem que paixão é rápida, é amor mesmo rsrs...aquela famosa frase que quando agente ama o que faz não chamamos de trabalho? É querer passar fins de semana realizando aquilo que mais satisfaz!

mas posso te falar uma coisinha? Quando teu baby nascer, você saberá o que é paixão, amor, vida, superação...eu me sentia desprovida de tal mistura de sentimentos, mas isso existe, e isso é ser mãe!! :D

bjobjo

Antonio C R Colucci disse...

Ju,
Muito bom o texto. Nota 10!
Eu li pensando no comentário que faria, mas ao ler o da Quelia, tudo mudou!
Quando o bb chegar vc vai descobrir o VERDADEIRO amor. Você também ZÉ(Jota), não precisa ter ciúmes. hehe
Quando aos estudos, aos trabalhos e tudo o mais... esses amores vem e vão e devemos curtir muito enquanto for bom. Se for preciso mudar, mudemos... Eu tô pronto para mudar de novo sem nunca falar mal do que passou que também foi muito legal... e que trouxe muito conhecimento e vivência.
Curta tudo e prepare-se para o MAIOR AMOR DA SUA VIDA!
Beijos
Colucci
@antoniocolucci